Dog Ville Caxias do Sul
CONFORTO, CARINHO E SEGURANÇA
para o seu melhor amigo.
CONFORTO, CARINHO E SEGURANÇA
para o seu melhor amigo.
Você está em:

DICAS

CUIDADOS COM O SEU PET

Adestramento ou Consulta Comportamental?
Já faz algum tempo que os adestradores são os principais profissionais procurados por pessoas que estão tendo dificuldades em lidar com o comportamento de seus cães. Eles normalmente são recomendados pelo veterinário, o primeiro e confiável contato dos proprietários. Alguns veterinários se arriscam com dicas que, as vezes, são efetivas, mas a maioria deles tem consciência de que sua formação foi direcionada a saúde e não ao comportamento e acabam optando pela indicação de um adestrador. É preciso reconhecer que em muitos casos esse dois pontos, saúde e comportamento, se misturam e é exatamente por isso que o trabalho em multidisciplinar é fundamental.

O adestramento prioriza o ensinamento de comandos. Um cão que é capaz de aprender e reconhecer o que seu dono esta esperando dele, é um cão mais educado e mais fácil de se conviver. O adestramento facilita a comunicação e o controle entre o dono e seu animal, que é uma dificuldade bastante comum. Porém, o adestramento muitas vezes não engloba e não lida com as reais queixas dos proprietários. Poucos adestradores tem formação suficiente para avaliar o contexto familiar e reconhecer o que realmente esta causando determinado comportamento e criar estratégias para modificá-lo respeitando a singularidade de cada família.

A consulta comportamental surge para suprir esta falta. Quando realizada por um profissional da área de psicologia, o mesmo é capaz de reconhecer as necessidades humanas e os motivadores daquela situação, pois na maioria dos casos, o problema de comportamento de um cão é fruto de como seus donos lidam com ele e de como ele foi criado. Ou seja, não basta apenas retirar o cão do ambiente doméstico por algum tempo, ensinar-lhe um truque e devolve-lo sem que haja um remanejamento em sua casa. O cão irá aprender sim, mas ao retornar todos os comportamento que costuma ter naquele ambiente irão se manter. A longo prazo, o cão regride no aprendizado e os comportamentos ruins não trabalhados no adestramento se intensificam.

A consulta comportamental tem como foco a orientação dos proprietários para que eles próprios saibam como lidar com o cão na ausência do profissional, já que serão eles que estarão com o cão na maior parte do tempo. Com isso, é possível reduzir o tempo de tratamento de um cão pelo trabalho em conjunto com a família acontecer de forma permanente e não apenas pontual. Para que isso seja possível é necessária a dedicação e participação ativa dos proprietários para aplicação das técnicas personalizadas desenvolvidas.

Identifique suas principais necessidades e independente do profissional que contratar converse abertamente sobre elas para que todas possam ser trabalhadas. Fique atento, pois você pode encontrar profissionais capazes de fazer as duas coisas...
Corte Estético
Você sabia???
No Brasil, a cirurgia estética em pets está proibida, pois impede que o cão tenha a expressão de seu comportamento natural. O corte de orelha e rabo é permitido apenas mediante recomendação clínica. Independentemente disso, a prática continua a ser feita por parte dos veterinários, criadores e leigos. Fique atento!
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Segunda a sexta: 8:00hr - 11:30hr    |    13:30hr - 18:00hr
Sábado: 8:30hr - 11:30hr    |    13:30hr - 15:30hr

Domingos: fechado para visitas.
Primeiro sábado de cada mês: fechado para manutenção.
FAÇA UMA VISITA OU CONTATE-NOS:
Travessão Victor Emanuel - Linha 40 - Caxias do Sul - RS
(54) 3224-2601
(54) 9977-3135
dogvillecaxias@dogvillecaxias.com.br